Pediatria do Desenvolvimento

A Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.

Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.

A palavra Neurodesenvolvimento tem ganho maior destaque no nosso país pela relação do desenvolvimento psicomotor com a integridade e o funcionamento do sistema nervoso. O desenvolvimento psicomotor inclui as competências de motricidade global (também designada por motricidade “grosseira” por tradução do inglês), da manipulação, desenho e escrita (motricidade fina), da perceção visual e visuo-espacial, da linguagem (compreensão e expressão verbal, articulação da fala), da comunicação e interação social (relacionamento com os outros), afetos e emoções e regulação do comportamento. Está relacionado com a aprendizagem e o sucesso escolar, incluindo as competências da leitura e escrita, cálculo, entre outras.

O termo Neurodesenvolvimento pretende também distinguir os problemas de desenvolvimento estritamente “somático”, quer dizer, relacionados atrasos no crescimento e baixa estatura. Estes problemas devem ser avaliados e investigados na consultas de Pediatria Geral e de Endocrinologia Pediátrica.

As perturbações do desenvolvimento incluem:
– doenças neuromotoras como a paralisia cerebral;
– as perturbações da comunicação, como os atrasos e perturbações da linguagem;
– as perturbações do espectro do autismo (incluindo o antigo Síndroma de Asperger);

– as perturbações comportamentais como a perturbação de hiperatividade e déficit de atenção;
– as perturbações específicas da aprendizagem da leitura e escrita (como a Dislexia);
entre outras.
 
Algumas estão relacionadas com déficit sensoriais como a surdez, com doenças genéticas (como o Síndroma de Down ou Síndroma de X-Frágil), com a prematuridade ou com infeções e lesões do sistema nervosos central. Muitas não tem causa identificada.
 
 
Fonte:  http://www.dormirecrescer.com/2014/06/10/pediatria-do-desenvolvimento-o-que-e/
Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Fabiane Durão

Puericultura

O atendimento ambulatorial em puericultura compreende a realização periódica de consultas de pacientes de zero a 19 anos com o pediatra para uma avaliação global de desenvolvimento. A iniciativa prevê orientação aos pais ou responsáveis sobre os diversos aspectos de proteção integral da criança e a realização de intervenções quando necessário.

Educação de crianças com TDA, TDAH, TOC e autismo: especialista dá dicas…

A psicoterapeuta americana Anne Maxwell trabalha há 25 anos com crianças, famílias e adultos com transtorno de déficit de atenção (TDA), transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno do espectro autista (TEA). Assistente social clínica licenciada e supervisora de terapias lúdicas, Anne incorporou ao seu trabalho, há dez […]