Efeitos das telas no cérebro de crianças, adolescentes e adultos

  Estudo muito interessante, cuja prévia dos resultados foi divulgada pelo National Institute of Health dos Eua ontem. Foi um estudo multicentrico conduzido ao longo de dez anos, com 11. 000 pessoas, em 21 cidades, ao custo de 300 milhões de dólares, para demonstrar os efeitos da tela (celular, ipad, computador e tv) no cérebro […]

 
Estudo muito interessante, cuja prévia dos resultados foi divulgada pelo National Institute of Health dos Eua ontem.
Foi um estudo multicentrico conduzido ao longo de dez anos, com 11. 000 pessoas, em 21 cidades, ao custo de 300 milhões de dólares, para demonstrar os efeitos da tela (celular, ipad, computador e tv) no cérebro de crianças, adolescentes e adultos.
 
Alguns highlights do estudo:
 
1. O uso constante de tela provoca atrofia do cortex cerebral, com possível diminuição da receptividade de informações sensoriais (visão, audição, tato, olfato, paladar), pois acabam menos estimulados durante o uso da tela do que em outras atividades.
 
2. Há sinais de aumento importante da velocidade da maturação cerebral relacionado ao uso de tela, ou seja, aceleração do processo de envelhecimento cerebral.
 
3. Durante o uso de mídias sociais, há evidências do aumento da liberação de dopamina, que é um neurotransmissor relacionado ao vício. Ou seja, há evidências (que serão melhor estudadas) de que pode viciar quimicamente, como uma droga.
 
4. Diminui o desempenho em testes de linguagem e matemática.
 
5. Crianças que aprendem a empilhar blocos e jogar em 2d (por exemplo Minecraft), ao contrario do que se pensava, não conseguem transferir estas habilidades para montar blocos em 3d. Ou seja, a habilidade serve apenas especificamente para o computador, não para a vida real.
 
6. Existe uma correlação que será melhor estudada (para saber se é uma relação de causa e consequência ou não) entre automutilação em meninas adolescentes e uso de redes sociais.
 
7. Adolescentes que usam redes sociais menos de 30 minutos ao dia apresentam muito menos sintomas depressivos e auto destrutivos do que os adolescentes que usam redes sociais por um tempo superior a este.
 
8. Até mais estudos serem apresentados, a recomendação geral é de que as pessoas tentem usar aplicativos que limitem o uso de tela pelas crianças e pelos próprios adultos.
 
Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Origgami

Leite materno pode ser usado no tratamento para a Covid-19, diz estudo

O leite materno de mulheres uma vez infectadas pela Covid-19 apresenta forte resposta imunológica ao novo coronavírus. Esta é a conclusão de um estudo feito por um grupo de pesquisa do Departamento de Infectologia da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai, em Nova York, e do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em Merced. O estudo ainda não […]

COVID-19: Crianças são afetadas?

Sim, são afetadas – infelizmente. ⠀ De fato, são poucos os casos de crianças com graves sintomas da doença, tanto que o Royal College de Obstetras e Ginecologistas aconselhou que bebês saudáveis não devem ser separados de mães infectadas e podem ser amamentados. ⠀ A questão é que no início desta semana, Tedros Adhanom Ghebreyesus, […]

I Simpósio interdisciplinar – Educação e Saúde

  Vários profissionais da saúde e educação estarão reunidos em prol da INCLUSÃO:   Pediatra, Psicopedagoga, Pedagoga/Mediadora Escolar, Fonoaudióloga, Psicóloga/Neuropsicóloga, Musicoterapeuta, Professor de Ed. Física adaptada e Terapeuta Ocupacional. . Convidamos pais, professores, coordenadores/diretores de escolas, terapeutas, médicos e todos aqueles que de alguma forma estejam envolvidos com a Inclusão. . 𝖬𝖺𝗂𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖨𝗇𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖣𝗂𝗋𝖾𝖼𝗍 no Instagram 𝖼𝗈𝗆 𝖺𝗌 4 𝗈𝗋𝗀𝖺𝗇𝗂𝗓𝖺𝖽𝗈𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖺 @𝖾𝗊𝗎𝗂𝗉𝖾_𝖾𝖽𝗎𝖼𝖺𝗋𝖾𝗌𝖺𝗎𝖽𝖾 – 𝑉𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑆𝑦𝑚𝑝𝑙𝑎 𝖮𝗋𝗀𝖺𝗇𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈: […]