Atividade física para crianças e adolescentes

  Crianças e adolescentes devem praticar atividades físicas. E detalhe, desde bebês! Neste post trago algumas atividades para três faixas etárias: 0 a 2 anos; 3 a 5 anos; 6 a 19 anos. Vamos botar essa meninada para se mexer. Ah! E quanto menos tempo de tela, melhor! 😉   Crianças de 0 a 2 […]

 

Crianças e adolescentes devem praticar atividades físicas. E detalhe, desde bebês!

Neste post trago algumas atividades para três faixas etárias:

  • 0 a 2 anos;
  • 3 a 5 anos;
  • 6 a 19 anos.

Vamos botar essa meninada para se mexer. Ah! E quanto menos tempo de tela, melhor! 😉

 

Crianças de 0 a 2 anos:

Bebês que ainda não começaram a se arrastar ou engatinhar – devem ser encorajados a segurar, puxar e empurrar, movimentando assim cabeça, corpo e membros durante as atividades no chão.

Bebês que conseguem se arrastar e engatinhar: devem ser encorajados a serem tão ativos quanto possível em um ambiente seguro, estimulante e supervisionado.

Crianças que conseguem andar sozinhas – devem estar fisicamente ativas, todos os dias, por pelo menos 180 minutos, tempo que pode ser fracionado ao longo do dia.

 

Crianças de 3 a 5 anos:

Brincadeiras ativas, andar de bicicleta, atividades na água e com bola são as melhores formas dessa faixa etária se movimentar.

Atividades físicas estruturadas, como natação, dança, luta e esportes coletivos também podem ser paulatinamente incluídas.

Tempo de tela = no máximo duas horas por dia, sendo que quanto menos tempo gasto na frente da tela, melhor.

 

Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos:

Nessa faixa recomenda-se pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada e vigorosa, que são aquelas que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido.

Atividades de flexibilidade envolvendo os principais movimentos articulares devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana.

Assim como crianças de 3 a 5 anos, o tempo de tela deve ser de no máximo duas horas por dia – e quanto menos melhor. Mas esse limite não leva em consideração o tempo gasto com o uso do computador para a realização de tarefas escolares.

Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Origgami

Exterogestação: a gravidez pode durar mais de 9 meses?

  Formulada pelo antropólogo Ashley Montagu, mas viralizada pelo pediatra Harvey Karp, a teoria da exterogestação diz, basicamente, que a gravidez não dura apenas 9 meses e sim 12 – ainda que último trimestre aconteça fora da barriga da mãe. A ideia é fazer uma transição lenta do bebê para a vida extra-uterina. E como isso acontece na […]

COVID-19: Crianças são afetadas?

Sim, são afetadas – infelizmente. ⠀ De fato, são poucos os casos de crianças com graves sintomas da doença, tanto que o Royal College de Obstetras e Ginecologistas aconselhou que bebês saudáveis não devem ser separados de mães infectadas e podem ser amamentados. ⠀ A questão é que no início desta semana, Tedros Adhanom Ghebreyesus, […]